ACESSE MEU SITE

Tudo para seu elevo espiritual - Clic aqui

Pedimos desculpas aqueles que acessaram este blog. Alguém mal intencionado colocou um vídeo sensual no link vídeos evangélicos. Desta forma precisei deletar, por ser um vídeo que fere meus conceitos morais e religiosos.
Não sabemos a procedência, mas cabe-me desculpar com os amados.


VISITE A MINHA PAGINA EM: pbjaimebergamim.webnode.com.br, OU CLIC NO LINK ABAIXO

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PROFETAS MAIORES E MENORES

2010-08-06 17:43


Texto: Rm. 9.25-29



Introdução



Nenhuma outra nação teve este privilégio que Israel teve de receber os oráculos de Deus através de tantos homens de Deus como no Antigo Testamento.

Deus usou vários profetas com mensagens de exortação, chamando o povo ao arrependimento, tanto por mensagens faladas como por figuras, como foi o caso da esposa de Oséias.

No Antigo Testamento os profetas serviam como mediador entre Deus e os homens. Enquanto os profetas falavam de Deus para o povo, os sacerdotes falavam do povo para Deus.

Em o novo testamento, não precisamos mais de profeta nominais, alguém com a função de profeta para falar a nós; agora temos o próprio Jesus. Isso claro no monte da transfiguração, quando apareceu Moises e Elias, os quais falavam com Jesus, mas no segundo momento vemos Jesus sozinho e vóz do céu que dizia “Este é o meu filho amado, em que quem me compraz; escutai-o

Moises representava a Lei, enquanto Elias representa os profetas e Jesus o mediador de uma nova Aliança entre Deus e os homens.



Pontos importantes a considerar:



Os livros proféticos ocupam 2/5 do Antigo Testamento, dividido entre profetas maiores e profetas menores.

Gostaria de ressaltar que os profetas maiores, não são maiores por causa do estilo ou valor da profecia, mas sim, são considerados profetas maiores por causa do volume Canônico do livro. Tanto os profetas maiores quanto os menos as suas profecias tem o mesmo valor.



Outro ponto bastante importante a ser considerado são os profetas que suas profecias foram apenas orais, ou seja, eles não deixaram suas profecias escritas, e são considerados profetas pré-clássicos. Temos por exemplo: Elias, Eliseu, Natã, Gade, Abraão (Gn 20.7), Enoque, e outros.



Daremos abaixo a divisão da Bíblia Hebraica de acordo com Lucas 24:44

Divisão da Torá

As cinco partes que constituem a Torá são nomeadas de acordo com a primeira palavra de seu texto, e são assim chamadas:

בראשית, Bereshit - No princípio conhecido pelo público não-judeu como Gênesis
שמות, Shemot - Os nomes ou Êxodo
ויקרא, Vaicrá - E chamou ou Levítico
במדבר, Bamidbar- No ermo ou Números
דברים, Devarim - Palavras ou Deuteronômio




lista seguinte apresenta os livros de Neviym

Yehoshua - (Josué) - [יהושע]
Shoftim - (Juízes) - [שופטים]
Shmu'el - (I Samuel e II Samuel) - [שמואל]
Melakhim - (I Reis e II Reis) - [מלכים]


Yeshayahu - (Isaías) - [ישעיהו]
Yirmiyahu - (Jeremias) - [ירמיהו]
Yehezq'el - (Ezequiel) - [יחזקאל]
(Doze Profetas Menores) [תרי עשר]

Hoshea - (Oséias) - [הושע]
Yo'el - (Joel) - [יואל]
Amos - (Amós) - [עמוס]
Ovadyah - (Obadias) - [עבדיה]
Yonah - (Jonas) - [יונה]
Mikhah - (Miquéias) - [מיכה]
Nakhum - (Naum) - [נחום]
Habaquq - (Habacuque) - [חבקוק]
Tsefania - (Sofonias) - [צפניה]
Haggai - (Ageu) - [חגי]
Zekharia - (Zacarias) - [זכריה]
Malakhi - (Malaquias) - [מלאכי]


lista seguinte apresenta os livros de 'Ketuvim', na ordem em que aparecem na maioria das edições impressas.

Grupo I: Os Três Livros Poéticos (Sifrei Emet)

1. Tehillim (Salmos) תהלים
2. Mishlei (Provébios) משלי
3. `Iyyov (Jó) איוב
Group II: Os cinco rolos (Hamesh Megillot)

4. Shir ha-Shirim (Cântico dos Cânticos) ou (Cantares) שיר השירים
5. Rute (Rute) רות (Shavuot)
6. Eikhah (Lamentações) איכה (Ninth of Av) [Também chamado de Kinnot em hebreu.]
7. Kohelet (Eclesiastes) קהלת
8. Ester (Ester) אסתר
Group III: Outros livros históricos

9. Daniel (Daniel) דניאל
10. Esdras (Esdras-Neemias) עזרא
11. Divrei ha-Yamim (Crônicas) דברי הימים


Concluindo essa primeira parte queremos ainda informar que a divisão entre profetas menores e profetas maiores foi criada pelo pelo filósofo e teólogo cristão Agostinho ( 354-430d.C.).

Todos esses profetas tiveram seus ministérios entrre 835 a 400 a.C., seguindo logo o período conhecido como silêncio profètico de 400 anos que foi até João Batista, o último profeta.

I. Oséias, o profeta menor



1. Oséias em o novo Testamento

- Oseias foi profeta sdo Reino do Norte, ou reino de Israel. Exerceu ministerio em 780 e 725 ou 722 a.C., ano em que Israel foi levado para o cativeiro da Assiria.

- Ele é citado por Paulo no Novo Testamento na Carta aos Romanos 9.25 cujo texto é uma referencia os filhos de Oséias.

Oséias casou-se com Gomer, uma prostituta , e com ela teve tres filhos

1º. Jezreel (filho) – Significa, chacina, massacre, holocausto, derramento de Sangue.

2º. Lo-Ruama (Filha) Significa desfavorecida, ou não é mais campadecida.

Essa menina possivelmente não era filha de Oseias, mas filha de protituição de sua esposa. Ela não recebe compaixão e amor. Assim seria com a nação de Israel caso eles não se arrependece de seus pecados. Assim Deus declara que chegou a hora de cessar a sua misericordia.



3. Lo-Ami (filho) – que significa não meu povo, esse tambem sem duvida tambem não era filho de Oséias, mas sim, fruto de prostituição. Com isso Desu estava dizendo, vocês não são mais meu povo.



2. Vocação dos gentios



Embora que o retrato da profecia naquele primeiro momento era um quadro de desgraça nacional, Deus ainda tinha um fim melhor para seu povo que apontava para o povo gentio.

Israel nesse momento estava sendo cortado como povo de Deus ou rejeitado por momento conforme simboliza o nome Lo-Ami, (não meu povo).

Paulo aos Romanos chama agora os gentios a conversão atraves do envangelho de Cristo “Chamarei um povo que não era meu povo” (Rm9.25).

Deus sempre buscou adoradores, como ele foi rejeitado pelo seu proprio povo “Israel”, Ele elege um povo que não pertencia a nação judaica, “os gentios”.Agora somos ovelhas de seu pasto



3. Interpretação apostólica



O apostolo Paulo interpretando ao texto de Oseias, onde é colocado Lo-ami como figura central “Vós não sois meu povo”.

Vós sois meu povo, ai serão chamados filhos de Deus.

Nem Israel, nem gentios escaparam do corrupção e dos sacrificios ao ídolo, mas Deus tinha interesse de mudar a sorte de ambos.

Para esposa de Oseias ele disse que levaria ao deserto e falaria ao coração dela.

Deus em todos os tempo usa de misericordia para com seu povo. Ele muda de posição quando há arrependimento; aquele não era seu, passa ser o seu povo novamamente, embora que esse direito está sendo transferido para os gentios. No etanto, precisamos entender que na dispensação da graça Deus fez de dois o povo um povo “A Igreja Universal” de Cristo.





II. Isaias o Profeta maior



O profeta Isaias, um dos profetas maiores é considerado o profeta messiânico, mas nos seus escrito ha´grandes profecias relacionado a nação de Israel, e um dos ponto importantes é a profecia para a nação de Israel, ou seja o reino do Norte que seria tomado pelos Assirios. As profecias de Jeremias da vara de amendoeira e da panela que fervia virada para a banda do norte, era a confrimação da profecias de Isais. Vale apena ressalta que Jeremias começa seu ministerio uma geração após a morte de Isaias.



Quanto ao cumprimento das promessas, vemos que mesmo Israel sendo sendo rejeitado por Deus por um pouco de tempo, as promessas se cumpriria para um Israel remanecente fiel, certo que Deus tem um concerto para com essa não e jamais a deixarei.



Se não fosse as promessas de Deus, Israel a tempo já tinha desaparecido como nação. Mas Deus é fiel em suas promessa. Ele disse a Abraão que faria dele uma grande nação (Gn.2.2-3).



Paulo, então escrevendo aos Romanos, adverte os Judeus a reconhecer a graça divina a fim de serem salvos. Tanto os circuncisão quanto os da graças, todos estavam debaixo do favor de Deus (Rm 3.30).



III. Classificação dos livros proféticos



Nós vemos na introdução a classificação dos livros profrotico da Biblia Hebraica. Na nossa Biblia, conforme a classificação de Agostinho Temos cinco livros conhecidos como profetas maiores, e doze livros dos profetas menosres.



a. Profetas Maiores são:



Isaiais, Jeremias, Ezequeiel, Lamentações e Daniel. Sendo que os mais volumosos são os três primeiros, Lamentação contem cinco capitulos e Danuel doze capitulos.



b. Profetas Menores:



Oseias, Joel, Amós, obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Abacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malquias. Esses livros são considerado na canon Judaico um só volume.



A autoridade profetica desses livros tem o mesmo valor, pois não se leva em conta o volume canônica, mas o valor profetico nele contido, Todos os profetas ou autores desses livros foram influenciados pelo Espírito Santo ao escreve-los.

Apesar dos livros de Lamentação, Ezequiel, Obadia e Sofonias, não serem citados diretamente em o Novo Testamento, isso não tirar a sua autoridade profetica.





Conclusão:



Ao encerrar essa lição, gostaria que o amado estudante da Biblia sentisse empulsionado a conhecer as citações profetica do Antigo Testamento que são citadas no Novo Testamento, pois isso ajudará conhecer melhor o projeto de Deus e seu plano para a igreja em todos os tempos.

Tenham todos uma boa aula.

Nenhum comentário: